Paris em Janeiro 2022 | Dicas do Clima e o Que Fazer

0

Para mim, Paris em Janeiro é uma delícia. Um novo ano começa e com ele muitas surpresas e descobertas para viver na Cidade Luz. A sonolência do início do inverno passou, o tumulto do fim do ano desapareceu e o Ano Novo traz dias gradualmente mais longos, com mais tempo para desfrutar de atividades ao ar livre, mesmo com o frio que ainda é forte.

Janeiro em Paris tem um ambiente de inverno limpo e nítido. Um ambiente que vem com a queda de temperatura e céu mais claro do que no início da temporada. São aqueles dias de inverno frios mas com um belíssimo céu azul. É também o mês das galettes des Rois, de ótimas exposições e outras animações. Paris em janeiro é um mês para ser muito bem aproveitado.

Paris em Janeiro

As férias de fim de ano (da Europa) acabaram e novamente há espaço para contemplação, silêncio e comidinhas um pouco mais light. A grande parte dos turistas já voltaram para os seus lares e nós podemos finalmente visitar uma exposição sem sermos empurrados sutilmente (ou não tão sutilmente) enquanto tentamos apreciar alguma obra de arte ou em algum dos pontos turísticos de Paris. Podemos caminhar livremente nas calçadas, e andar de metrô não provoca ondas de pânico pela super lotação que Paris em Dezembro provoca.

Quais são as principais coisas a fazer em Paris em Janeiro?

Suba a Torre Montparnasse em um dia claro e aprecie a mais bela vista da cidade. Se preferir, suba no Arco do Triunfo ou na Torre Eiffel. Passe um dia relaxando no Jardim de Luxemburgo ao Jardim das Tulherias e faça um lindo passeio de barco no Sena para curtir o lindo pôr-do-sol de outono.
.

Quais são os melhores bate e volta de Paris em Janeiro?

Escolha entre uma variedade de passeios de um dia a partir de Paris, como a Disney Paris que ainda estará decorada do Natal, visita guiada à região da Champagne – Reims, excursão de dia inteiro à Abadia do Mont St. MichelPalácio de VersaillesPalácio de Fontainebleau e muitos outros.
.

.Qual é a temperatura em Paris em Janeiro?

A temperatura em Paris em Janeiro pode registrar máximos de 06°C e mínimos de 02°C. Paris experimenta dias frios, mas com sol e chuvas ocasionais.
.

Paris na neve
Shutterstock | By Ilona Ignatova

LEIA TAMBÉM :


POR QUE VISITAR Paris em Janeiro?

Muitas pessoas detestam Paris em janeiro. Acham que a cidade se torna um lugar miserável, devorador de almas e deprimente. Sem mencionar que essa visão deles supostamente reforça os estereótipos de parisienses com suas melancolias e angústia existencial. Mas é, pela falta de sol, a cidade é um pouco deprimente sim, não podemos negar isso. Mas ela é muito mais que esse lado obscuro.

Mas se você é como eu, que não gosta de multidões e prefere desfrutar de Paris em um ritmo mais silencioso e discreto, janeiro tem tudo para ser o seu mês. Eu sempre falo que não tem a melhor época do ano para visitar Paris. É tudo uma questão de preferências e gostos pessoais. Mas não se desespere, muitas exposições, musicais e balé ocorrerão durante este mês. E não podemos esquecer dos soldes de inverno, que são as melhores liquidações em Paris.

Place de Tertre no inverno em Paris

Janeiro pode ser o mês ideal para aproveitar os pontos turísticos e atrações emblemáticas da cidade sem muito movimento. Não deixe de explorar museus, beber vinho, aquecer as mãos e o interior com um ótimo chocolate quente ou café, comer muitos e deliciosos crepes e galettes franceses. Não deixe de visitar as famosas e elegantes passagens cobertas, admirando as vitrines do velho mundo e escapando da chuva lá fora.

Se você está querendo visitar um museu ou fazer um passeio bate e volta, com certeza haverá bem menos turistas do que no verão. Graças às filas mais curtas da cidade, aproveite ao máximo seu tempo visitando os locais geralmente lotados. A Torre Eiffel, as Catacumbas de Paris, o Palácio de Versalhes, o Arco do Triunfo, a Sainte-Chapelle e o Museu do Louvre, são apenas alguns.

Baixa temporada

Passada a alta temporada de Paris em dezembro (devido as festas de fim de ano), os preços em Paris tendem a baixar. Mas como é alta temporada no Brasil, é sempre recomendável reservar sua passagem de avião com antecedência. Assim como o hotel em Paris, restaurantes e as entradas para museus e passeios.

Conheça mais de Paris:

PARIS EM FEVEREIRO | PARIS EM MARÇO | PARIS EM ABRIL | PARIS EM MAIO | PARIS EM JUNHO |PARIS EM JULHO | PARIS EM AGOSTO | PARIS EM SETEMBRO | PARIS EM OUTUBROPARIS EM NOVEMBRO | PARIS EM DEZEMBRO

PRIMAVERA EM PARIS | VERÃO EM PARIS | OUTONO EM PARIS | INVERNO EM PARIS


COMO É O CLIMA EM Paris em Janeiro

Paris em janeiro tende a ser um mês frio, com períodos ocasionais de chuva gelada. Janeiro geralmente tem temperaturas próximas ou às vezes até abaixo de zero. Então vocês já podem esperar aquele ventinho bem congelante. Então como vocês podem notar, janeiro é um dos meses mais frios do ano. As temperaturas podem baixar rapidamente, mas em Paris, se servir de consolo, as temperaturas raramente são inferiores a -5°C e geralmente são de 1°C. Você poderá ter muitos dias ensolarados, que geralmente são mais frios que os nublados.

A neve é ​​rara nessa época do ano, mas quando chega, ela tende a derreter rapidamente, deixando uma bagunça lamacenta. Essa é uma das razões (além do conforto e do calor) que desencorajo você a usar saltos altos enquanto caminha pela cidade nesta época do ano. Ninguém quer se machucar durante a viagem, não é?. É por isso que estar bem preparado garantirá que você fique quente, seco e inteiro.

Jardim de Tulherias visto do alto
Shutterstock | By Kiev.Victor

Com temperaturas variando de 3°C a 6°C durante o dia, o frio domina o clima em janeiro em Paris. As primeiras horas da manhã são muitas vezes nebulosas, mas depois de um tempo, um pouco de sol ilumina o resto do dia. Portanto, para sentir conforto e aproveitar os dias ensolarados, roupas quentes são essenciais.

Temperaturas de Janeiro:

  • Temperatura mínima: 2º C
  • Temperatura máxima: 6º C
  • Temperatura média: 3º C
  • Precipitação média: 46 mm
  • Média de horas de luz do dia: 8h

Leia também:


CHOVE MUITO EM Paris em Janeiro?

Como já é de se esperar, janeiro é um mês que chove relativamente bastante. Em média, são cerca de 15 dias chuvosos (com chuvas leves e moderadas) em Paris em janeiro e 2 horas de sol por dia. Pode parecer muito, mas muitos dias a gente nem sente, já que chove ou à noite ou bem cedo do dia.

Torre Eiffel na chuva neve

Mas se janeiro é a única época do ano que você tem para visitar Paris, não se intimide. Venha preparado e seja feliz. Não faltarão eventos e lugares quentinhos para você visitar. Um guarda-chuva robusto é obrigatório, pois os frágeis geralmente não suportam aguaceiros repentinos ou rajadas de vento. Você também pode levar uma jaqueta impermeável com um capuz que permaneça no lugar.

>> PARIS COM CHUVA – O QUE FAZER E VISITAR?

FERIADOS EM Paris em Janeiro

Há apenas um feriado em Paris durante janeiro:

  • 1º de Janeiro – Ano Novo

FÉRIAS ESCOLARES DE FIM DE ANO

De meados de dezembro ao início de janeiro, há as férias escolares de fim de ano em Paris. Isso quer dizer que se você estiver viajando com crianças, haverá muitas atividades e exposições organizadas para elas. Aproveite!!

1º de janeiro em Paris

O Dia 1º de Janeiro é feriado em Paris, assim como em grande parte do mundo. Portanto, a maioria dos museus e atrações estarão fechadas, assim como grande parte das lojas. No entanto, alguns museus e monumentos estão abertos no 1º dia do ano, como a Torre Eiffel, o Museu de Montmartre ou Espace Dali e o Centro Pompidou – o mais importante Museu de Arte Contemporânea de Paris.


LEIA TAMBÉM :


Paris em Janeiro – O QUE VER & FAZER

Embora janeiro seja uma época do ano mais silenciosa na capital, ainda há muito o que fazer, especialmente se você gosta de atividades mais contemplativas e discretas. Mas você não precisa ser muito mais criativo e ter ideias mirabolantes se você não quiser ficar preso dentro de casa. Há muito o que ver e fazer e como eu já falei, você terá momentos mais relaxados e multidões relativamente pequenas ao seu lado.

Soldes de inverno

Depois das festas de fim de ano, o que faz os franceses ficarem felizes são os soldes de inverno. Se você não conhece ainda, nada mais são que as grandes liquidações de inverno. Nada mais é que um verdadeiro ritual francês, ir às compras assim que os soldes começam. Então se você também gosta de fazer umas comprinhas, você está no mês certo em Paris.

Quando? 12 de janeiro de 2022 a 8 de fevereiro de 2022

Soldes de inverno em Paris

Leia também >> PROMOÇÕES DE INVERNO 2022 EM PARIS


Visite Museus sem medo de ser feliz

Já que estamos na baixa temporada em comparação com a primavera ou o verão, visitar Paris em janeiro também oferece grandes oportunidades para realmente conhecer alguns dos melhores pontos turísticos da cidade. Não esquecendo que finalmente você poderá levar o tempo que quiser contemplando suas pinturas ou monumentos favoritos.

Sente num café e veja a vida passar

Janeiro em Paris para mim é sinal de passar ótimos momentos em um dos muitos cafés charmosos de Paris. Nada como pegar um livro, pedir um café e relaxar enquanto fugimos do frio. E se você for interessado na história intelectual de Paris, tomar um café no histórico bairro Quartier Latin ou em Saint-Germain-des-Prés será uma ótima opção. Não deixe de visitar alguns dos cafés onde lendários escritores como Hemingway, F. Scott Fitzgerald, Simone de Beauvoir e tantos outros passaram seus dias trabalhando em romances e discutindo entre si.

Cafe em Paris

 Passeio bate e volta desde Paris

Se você vai ficar mais que 5 dias em Paris, uma ótima maneira de se entreter e conhecer um pouco mais da França é fazer passeios bate e volta desde Paris. Escolha entre uma variedade de passeios de um dia a partir de Paris, como a Disney Parisvisita guiada à região da Champagne – Reims, excursão de dia inteiro à Abadia de Mont St. Michel,  Palácio de Fontainebleau e muitos outros.

DISNEYLAND PARIS

Se você não tem medo do frio que pode fazer, janeiro é um dos melhores meses para aproveitar e se divertir na Disney Paris. E se você estiver indo até o dia 09 de janeiro de 2022, você ainda vai curtir a magia do Natal na Disney. O Mickey e sua turma festejam o Natal em grande estilo, tão grande que dura 2 meses as comemorações. Um período de festividades para jovens e idosos que querem curtir os parques com muito mais magia.

>> NATAL NA DISNEY PARIS 2021 | ONDE A MAGIA ACONTECE

Lugares imperdíveis em Paris | Disneyland Paris

O Grand Palais des Glaces, a pista de gelo gigante

Se você gosta de patinar no gelo, com certeza você vai amar o Grand Palais des Glaces. Você ficará encantado ao ver a maior pista de gelo coberta do mundo, num dos espaços mais lindos de Paris, o Grand Palais. Esta é a sua 5ª edição, e promete ser ainda mais especial.

AS LUZES E DECORAÇÃO DE NATAL EM PARIS 

Sim… você tem grandes chances de ainda pegar a Cidade Luz ainda mais iluminada. Paris é um verdadeiro encanto no final do ano, quando se enche de luzes e magia. A não ser que você chegue no final do mês, você ainda verá a “avenida mais famosa do mundo”, a Champs-Élysées, brilhando em toda a sua extensão, graças à sua tradicional iluminação.

Foto Shutterstock | De HUANG Zheng

E o mesmo ocorrerá com a árvore de Natal mais linda de Paris, a árvore de Natal da Galeries Lafayette. Enquanto estiver na icônica loja parisiense, não deixe de ir ao terraço da cobertura para obter algumas das melhores vistas da cidade.

Árvore de Natal da Galeries Lafayette

FESTIVAL DE LUZES DO JARDIN DES PLANTES

Sem nenhuma dúvida, o Festival das Luzes do Jardin des Plantes foi a exposição que eu mais gostei de visitar no inverno passado. E para a alegria de todos ela retorna em novembro 2019 para a sua 2ª edição, com o tema “Oceano”. Lanternas de animais em extinção são iluminadas assim que a noite cai, para surpreender jovens e idosos.

FESTIVAL DAS LUZES NO JARDIM DAS PLANTAS

EXPOSIÇÕES PARA NÃO PERDER EM Paris em Janeiro

BOTTICELLI, ARTISTA E DESIGNER

Botticelli é um dos pintores mais famosos do Renascimento italiano. Apesar da quantidade de mistério que ainda envolve sua vida e a atividade de seu ateliê. Implacavelmente, ele alternou a criação única e a produção em massa concluída por seus muitos assistentes. A exposição no Museu Jacquemart André mostra a importância desta prática de oficina, um laboratório repleto de ideias e formação, típico do Renascimento italiano. O percurso ilustra o desenvolvimento estilístico pessoal de Botticelli, as ligações entre sua obra e a cultura de sua época. Bem como a influência que ele mesmo exerceu sobre os artistas florentinos do Quattrocento.

Quando? 10 de setembro de 2021 a 24 de janeiro de 2022

COLEÇÃO MOROZOV – ÍCONES DA ARTE MODERNA

A Fundação Louis Vuitton apresenta “a Coleção Morozov”, uma das mais importantes do mundo da arte impressionista e moderna. A exposição reúne um conjunto de obras de artistas franceses e russos entre os mais emblemáticos desta Coleção: Manet, Rodin, Monet, Pissarro, Lautrec, Renoir, Sisley, Cézanne, Gauguin, Van Gogh … uma museografia original, evocando o histórico referências e atemporalidade de obras emblemáticas da modernidade artística emergente do final do século XIX e início do século XX.

Quando? 22 de setembro de 2021 a 22 de fevereiro de 2022

O TEOREMA DE NARCISO – JEAN-MICHEL OTHONIEL

Venha descobrir as obras coloridas e encantadoras do artista Jean-Michel Othoniel no Petit Palais! Espalhados pelo museu e pelo jardim, eles interagem com a suntuosa arquitetura do local. Para a ocasião, além de 70 novas obras, Othoniel apresenta O Teorema de Narciso : um homem-flor que, ao se refletir, reflete o mundo ao seu redor. Esta exposição, oferecida gratuitamente ao público, é a maior individual do artista em Paris desde a sua retrospectiva no Centre Pompidou em 2011. 

Quando? 28 de setembro de 2021 a 02 de janeiro de 2022

Paris em Janeiro – O QUE LEVAR NA MALA

Janeiro em Paris é geralmente muito frio, e não é incomum ver o termômetro marcando negativo e o vento pode fazer o frio parecer consideravelmente mais cortante. Primeiro de tudo, você tem que saber que o conforto é fundamental! E segundo, que tem aquecimento em todos os lugares em Paris, então frio você não passará. Em Paris dá para ser confortável e elegante ao mesmo tempo, você só precisa levar os itens certos. 

PARIS EM NOVEMBRO - O QUE LEVAR NA MALA
Foto Shutterstock | De Leszek Czerwonka

Uma coisa que aprendi morando em Paris foi me vestir em camadas. É o jeito mais prático de enfrentar as baixas temperaturas e o vento de Paris. Assim, é possível ir tirando ou colocando as peças de roupa, à medida que for sentindo frio ou calor. Certifique-se de colocar na sua mala blusas de algodão ou lã quentes, lenços, um bom casaco e meias grossas. Traga pelo menos uma ou duas gola alta e alinhe suas malas com roupas fáceis de colocar em camadas.

UNIQLO EM PARIS | DICAS DE COMPRAS, LOJAS & HORÁRIOS

Para lidar com os dias mais frios e com menos luz solar para aquecer você, certifique-se de estar sempre aquecido (a). O vento gelado do Sena pode parecer romântico, mas você esquecerá de todo o romantismo se passar frio. As segunda pele da Uniqlo são perfeitas para aquecer o corpo. Se você gosta de vestidos, pode abusar deles com meia calças.

Com tecnologia japonesa e para 3 intensidades de frio diferentes

,

O nosso frio do Brasil não é o mesmo que o daqui. Eu sou do Sul, e lá no inverno é frio mesmo. De fazer graus negativo. Mas quando eu vim para Paris (cheguei em Novembro 2006), quase todas as minhas roupas de inverno não deram conta do frio. Tive que ir atrás de um bom casaco. Isso que eu comprei casacos para a viagem.

Mas se na sua região não faz tanto frio, você pode investir nas doudounes. Pode não ser o casaco mais lindo e elegante, mas em Paris todos tem, e ela aquece mesmo. As melhores são as da Uniqlo que não pesam nada e aquecem muito. Mas se você não quer gastar muito, as da Decathlon também são muito boas.

Este é um dos modelos mais quentes e caros.. Preços começam em 59.90 euros.

Escolha também os sapatos certos, porque eles são essenciais para garantir o conforto da sua viagem. Não negligencie a necessidade de sapatos quentes e impermeáveis. Os saltos devem ser reservados para eventos internos, pois as ruas podem ficar escorregadias ou com gelo. Se seus pés esfriarem com facilidade, leve um par de botas confortáveis ​​à prova d’água.

Mas se você é do meu time que ama um tênis, uma palmilha de lã e meias também de lã, já dão aquela ajuda enorme em deixar os seus pés aquecidos. Um par de luvas leves tornará a caminhada ao ar livre mais confortável. Assim como um bom gorro ou chapéu e um cachecol grosso e quente. Um guarda-chuva e uma jaqueta impermeável com capuz também são essenciais nesta estação chuvosa. 

pequeno conselho sobre a mala:  

Como se trata de compras e de Paris, você pode pensar em fazer as malas o mais leve possível. Assim você reserva espaço na sua mala para delícias ou presentes de férias. Mesmo que você não tenha planos específicos para fazer compras, a combinação de mercados que vendem doces atraentes para festas e a atração por vitrines maravilhosamente decoradas podem fazer você mudar de ideia. Ter algum espaço extra para presentes de férias é sempre sábio. 

>> RUAS PARA FAZER COMPRAS EM PARIS – NÃO PERCA ESSAS 10

loja de souvenir em Paris

DICAS PARA VISITAR Paris em Janeiro

Existem algumas maneiras de garantir que Paris em janeiro seja memorável e minimamente estressante.

  • Experimente todos os chocolates quentes e cafés ou chás que encontrar. Além de muito saborosos, eles vão te aquecer.
  • Desfrute dos queijos franceses tanto quanto lhe apetecer. Ele fornecerá a energia que você precisa para turistar.
  • Aproveite os preços da baixa temporada em Paris. Você poderá conseguir um ótimo preço na sua passagem de avião, assim como o hotel em Paris e as entradas para museus e passeios.
  • Evite Paris se você não é uma pessoa de clima frio. Eu amo o inverno, mas já viajei com pessoas que detestam o frio e foi frustrante (para todos). Então se você não gosta de clima frio e úmido, Paris em janeiro não é para você. Se programe e tente vir na primavera/verão.
  • Escolha entre uma variedade de passeios de um dia a partir de Paris, como a Disney Parisvisita guiada à região da Champagne – Reims, excursão de dia inteiro à Abadia de Mont St. Michel,  Palácio de Fontainebleau e muitos outros.
  • É melhor deixar algumas atividades para outras épocas do ano. Embora a maioria das principais atrações permaneça aberta, algumas comodidades e pontos turísticos são menos atraentes no final do inverno. Por exemplo, fazer um cruzeiro de barco no Sena, com ventos gelados saindo do rio, provavelmente não será tão agradável. 
  • Carregue uma escovas de dentes pequena sempre com você, ​​para não precisar andar com os dentes manchados depois de beber vinho e comida de rua.

um Feliz 2022 recheado de viagens para paris!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
%d blogueiros gostam disto: