Chandeleur 2019 – a Popular Festa dos Crepes

Conheça essa data festiva e deliciosa da França

0

Você conheça as comemorações do Chandeleur? Todos os anos, o festival dos crepes (ou panquecas como os brasileiros gostam de falar) acontece no dia 2 de fevereiro. É uma data fixa no calendário que corresponde aos 40 dias após o Natal. O termo Chandeleur vem do festival “Candelária”, ou “Festival das Velas”. Tem origem latina e pagã, difundido nos tempos romanos, celebrado em homenagem ao deus Pan. Consistia em andar pelas ruas com tochas ou velas. Cristianizada pelo Papa Gelásio I no século V, esta festa simboliza a apresentação de Jesus ao templo, quarenta dias após o seu nascimento (Natal).

La Chandeleur - Festa dos Crepes na França

Da mesma forma, durante esse período de 40 dias após o parto, as mães eram consideradas impuras. Portanto, proibidas de entrar no local de culto. Depois desse tempo, elas podem ir ao templo para sacrificar um animal e se purificarSegundo o Evangelho de São Lucas, o dia da apresentação de Jesus por Maria e José no templo, a um homem chamado Simeão. Guiado ao mesmo tempo pelo Espírito Santo e pela promessa de que ele não morreria sem ver o Messias enviado por Deus. Ele tomou Jesus nos braços e reconheceu nele a Luz. É, portanto, como um lembrete deste episódio bíblico que os cristãos celebram a Candelária. 

La Chandeleur - Festa dos Crepes na França


Leia também :


 

Chandeleur – a Popular Festa dos Crepes

 

E como na França tudo vira festa, e com comida, La Chandeleur é mais uma delas. Quer coisa mais gostosa do que ser “obrigado” a se fartar de crepe?. Lógico que nada mais é do que uma cultura popular, tradição para lembrar que o fim do inverno está se aproximando e que ainda temos “estoque” de alimentos.

La Chandeleur - Festa dos Crepes na França

;
+ VEJA HOTÉIS EM PARIS COM ATÉ 50% DE DESCONTO

;

Farinha, sal, açúcar, ovos, leite, manteiga e está feito o crepe. Mas se você não tem disposição para fazer, pode comprar que está tudo certo. Mas te digo que nada mais gostoso do que cheirinho de crepe pela casa. Com presunto, queijo, salada, nutella, geléia ou apenas um pouco de açúcar, tem para todos os gostos. Simplicidade e convivência, é isso que torna essa festa tão bem sucedida.

La Chandeleur - Festa dos Crepes na França

Redondo e dourado, o crepe simboliza o sol e o fim do inverno, mas também as oferendas. Um velho costume afirma que é comum que se desfaça a primeira panqueca várias vezes, a fim de afastar a má sorte para o próximo ano. E uma velha tradição camponesa relata que costumava fazer isso com a mão direita segurando uma moeda na mão esquerda para atrair a felicidade e a prosperidade. Acho que não custa nada tentar, não é?!.

Para saber o dia que você vai provar deliciosos crepes nos anos seguintes :

  • Chandeleur 2020 : domingo, 2 de fevereiro de 2020
  • Chandeleur 2021 : terça-feira, 2 de fevereiro de 2021
  • Chandeleur 2022 : quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

 


FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE


Se você fizer sua reserva através dos links aqui do Vou pra Paris, eu ganho uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar o Vou pra Paris a continuar escrevendo ótimas dicas de Paris para você. Obrigada!

;

;

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Assine o Vou Pra Paris
Receba todas as novidades do Vou pra Paris direto no seu email.
Você pode cancelar quando quiser

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy