Você conheça as comemorações do Chandeleur? Todos os anos, o festival dos crepes (ou panquecas como os brasileiros gostam de falar) acontece no dia 2 de fevereiro. É uma data fixa no calendário que corresponde aos 40 dias após o Natal. O termo Chandeleur vem do festival “Candelária”, ou “Festival das Velas”. Tem origem latina e pagã, difundido nos tempos romanos, celebrado em homenagem ao deus Pan. Consistia em andar pelas ruas com tochas ou velas. Cristianizada pelo Papa Gelásio I no século V, esta festa simboliza a apresentação de Jesus ao templo, quarenta dias após o seu nascimento (Natal).
Da mesma forma, durante esse período de 40 dias após o parto, as mães eram consideradas impuras. Portanto, proibidas de entrar no local de culto. Depois desse tempo, elas podem ir ao templo para sacrificar um animal e se purificar. Segundo o Evangelho de São Lucas, o dia da apresentação de Jesus por Maria e José no templo, a um homem chamado Simeão. Guiado ao mesmo tempo pelo Espírito Santo e pela promessa de que ele não morreria sem ver o Messias enviado por Deus. Ele tomou Jesus nos braços e reconheceu nele a Luz. É, portanto, como um lembrete deste episódio bíblico que os cristãos celebram a Candelária.
Leia também :
-
OS MELHORES MACARONS EM PARIS
-
ONDE COMER RACLETTE EM PARIS
-
PIZZA BARATA EM PARIS : THE BROOKLYN PIZZERIA
Chandeleur – a Popular Festa dos Crepes
E como na França tudo vira festa, e com comida, La Chandeleur é mais uma delas. Quer coisa mais gostosa do que ser “obrigado” a se fartar de crepe?. Lógico que nada mais é do que uma cultura popular, tradição para lembrar que o fim do inverno está se aproximando e que ainda temos “estoque” de alimentos.
;
+ VEJA HOTÉIS EM PARIS COM ATÉ 50% DE DESCONTO
;
Farinha, sal, açúcar, ovos, leite, manteiga e está feito o crepe. Mas se você não tem disposição para fazer, pode comprar que está tudo certo. Mas te digo que nada mais gostoso do que cheirinho de crepe pela casa. Com presunto, queijo, salada, nutella, geléia ou apenas um pouco de açúcar, tem para todos os gostos. Simplicidade e convivência, é isso que torna essa festa tão bem sucedida.
Redondo e dourado, o crepe simboliza o sol e o fim do inverno, mas também as oferendas. Um velho costume afirma que é comum que se desfaça a primeira panqueca várias vezes, a fim de afastar a má sorte para o próximo ano. E uma velha tradição camponesa relata que costumava fazer isso com a mão direita segurando uma moeda na mão esquerda para atrair a felicidade e a prosperidade. Acho que não custa nada tentar, não é?!.
Para saber o dia que você vai provar deliciosos crepes nos anos seguintes :
- Chandeleur 2021 : terça-feira, 2 de fevereiro de 2021
- Chandeleur 2022 : quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022