Hospedagem | Compras | Comer & Beber | Passeios

AS CÚPULAS MAIS BONITAS DE PARIS

0

Paris encanta pelo seu charme e conjunto arquitetônico deslumbrante. São museus, pontes, prédios e imponentes monumentos. A arquiteura deles chega a ser surreal. E quando você conhecer as cúpulas mais bonitas de Paris, você vai ficar mega surpreso.

Elas são belíssimas, cada uma com seu estilo. O melhor de tudo, é que você pode vistá-las. Além disso, a maioria não precisa pagar para vê-las.

Paris tem muitas cúpulas, mas essas 5 com certeza são as cúpulas mais bonitas de Paris. Na minha opinião, lógico!

 

As cúpulas mais bonitas de Paris

 

 

Cúpula da Galleries Lafayette

A cúpula da Galeries Lafayette foi inaugurada em 8 de outubro de 1912. Criada pelos melhores artesãos da Escola de Nancy, é um esplendor da Art Nouveau. Para a estrutura, eles imaginaram uma cúpula suspensa a 43 metros de altura, sustentada por um círculo de aço apoiado em dez pilares de concreto armado. Para a decoração, eles instalam um aglomerado de ferro esculpido com motivos florais de Edouard Schenck. Entre os quais estão inseridos dez painéis de vitrais Jacques Grüber, onde dominam o azul e a laranja querida pelos orientalistas.

As cúpulas mais bonitas de Paris

As cúpulas mais bonitas de Paris

As cúpulas mais bonitas de Paris

40, Boulevard Haussmann

;

;

Cúpula da Printemps Haussmann

A Printemps foi fundada em 1865 por Jules Jaluzot, que queria torná-la uma loja moderna. É uma das mais famosas lojas de departamento da capital. Hoje em dia ela ainda é precursora na moda. É a única cúpula remanescente na história da loja. Foi construída em 1923 pelo grande mestre vidreiro Briere, e nos lembra uma decoração magistral da Primavera do passado. Por causa do risco de atentados na capital, em 1939, a cúpula foi retirada com os seus 3185 painéis de vidro. Ela ficou abrigada em um porão dos armazéns de Clichy la Garenne (Hauts de Seine). O tempo passou, as peças foram esquecidas.

Ela ficou esquecida em um armazém por anos. Para a nossa sorte a cúpula recuperou o seu lugar e esplendor de outros tempos. Em 1973 os vitrais surgiram do esquecimento. Alguns vitrais foram substituídos e é o neto do próprio Briere que restaurou a cúpula com os planos originais mantidos na oficina da família. 

Seus 16 metros de altura por um diâmetro de 20 metros recuperaram seu esplendor de antigamente. La Coupole, como a fachada da Printemps, está agora listada no inventário de Monumentos Históricos.

As cúpulas mais bonitas de Paris

As cúpulas mais bonitas de Paris

As cúpulas mais bonitas de Paris

As cúpulas mais bonitas de Paris

64, Boulevard Haussmann

;

;

Cúpula do banco Société Générale

Fundada em 1864, a Société Générale tornou-se o primeiro banco francês no início do século XX. Uma localização estratégica é escolhida para localizar sua agência central em Paris: a Boulevard Haussmann, localizada no distrito comercial. Fica bem em frente a Galeries Lafayette. Adquirido em 1906 pelo banco, o prédio passou por seis anos de reforma para abrir suas portas em 1912 e se tornar a sede do banco em 1915. Ponta da lança do desenvolvimento econômico do final do século XIX, o banco criado por Napoleão III queria um prédio à imagem de sua aura na sociedade francesa.

O arquiteto escolhido, Jacques Hermant (1855-1930), é um discípulo da Escola de Nancy e é um discípulo da Art Nouveau. O prédio onde a agência está localizada já existia. O arquiteto modificou um pouco as fachadas. Por outro lado, no interior, ele cria volumes e decorações bastante notáveis.

Entrando na agência, o grande salão oferece uma vista inesperada. No meio está o balcão central, apelidado de “queijo”. Acima, a gigantesca cúpula se eleva acima de 23 metros de diâmetro. Em torno da roseta central laranja, os brasões das cidades de Paris, Lyon, Marselha e Bordeaux decoram os arcos. A estrutura metálica da cúpula repousa sobre impressionantes pilares de metal. Cada pilar é decorado com uma decoração vegetal de ferro. No chão, os famosos ceramistas Gentil e Bourdet são os autores do belo mosaico.

As cúpulas mais bonitas de Paris

As cúpulas mais bonitas de Paris

As cúpulas mais bonitas de Paris

As cúpulas mais bonitas de Paris

29, Boulevard Haussmann

;

;

Cúpula do Le Grand Palais

A cúpula do Grand Palais era a maior da Europa na época de sua construção. Este dossel gigantesco ocupa um quarto da superfície do edifício. A cúpula culmina a 45m de altura e repousa sobre 4 pilares de metal cortados. A nave é uma abóbada de arco completo. A estrutura metálica consiste em grandes vigas de aço montadas e rebitadas.

A cúpula tem um “estilo de 1930”, cobre a abóbada e adiciona sua luz natural e suas dificuldades técnicas a quem quiser entendê-la.

As cúpulas mais bonitas de Paris

As cúpulas mais bonitas de Paris

As cúpulas mais bonitas de Paris

3, Avenue du Général Eisenhower

;

;

Cúpula da Bibliotheque Richelieu

A biblioteca Richelieu, sede histórica da Bibliothèaue Nationale de France, no coração do 2º arrondissement de Paris é a biblioteca mais linda de Paris. Classificada como monumento histórico desde 1983, esta sala, construída entre 1861 e 1868, é peça central de um grande projeto de reorganização da Biblioteca Nacional. E é obra-prima do arquiteto Henri Labrouste.

Abrange quase 10.000 m² e oferece 400 locais de leitura. Um espaço temporário permite receber os leitores dos departamentos de impressão e fotografia. O trabalho de renovação foi realizado sob a supervisão do arquiteto Bruno Gaudin e do arquiteto chefe dos monumentos históricos Jean-François Lagneau. Toda a estrutura da biblioteca, assim como os pisos e móveis foram renovados. Eles foram cuidadosamente limpos para restaurar a sala ao seu esplendor original, sem modificações.

As cúpulas mais bonitas de Paris

As cúpulas mais bonitas de Paris

As cúpulas mais bonitas de Paris

As cúpulas mais bonitas de Paris

5, rue Vivienne

;


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório para Paris e para os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VOUPRAPARIS5.

Europa 1
  • Reserve seu hotel em Paris & no Mundo no Booking.com (sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)
  • Compre seu Seguro Viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)
  • Compre seus Ingressos para atrações e passeios em Paris e na Europa com a Get Your Guide

Se você fizer sua reserva através dos links aqui do Vou pra Paris, eu ganho uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar o Vou pra Paris a continuar escrevendo ótimas dicas de Paris para você. Obrigada!

;

;

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Assine o Vou Pra Paris
Receba todas as novidades do Vou pra Paris direto no seu email.
Você pode cancelar quando quiser

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy